Treinos nas férias
Não interrompa os treinos nas férias. O Exercício Físico é cada vez mais visto como uma necessidade. São vária as possibilidades para a prática do exercício físico; para além das típicas atividades cardiovasculares como nadar, caminhar, correr, andar de bicicleta pode também trabalhar o treino de força nesta altura do ano.
Vai de férias?
Parar de treinar nas férias é muito comum, afinal é um momento de descanso e pausa para as atividade recorrentes. Porém, essa atitude pode “atrapalhar”o condicionamento físico, que demora muito mais tempo para ser construído do que destruído.
Mesmo nas zonas mais tranquilas do país poderá encontrar ginásios que cumprem todas as normas a que está habituado e garantem a qualidade de quem os frequenta. Tem também a possibilidade de treinar em estúdios com um ambiente mais exclusivo e restrito.
Mas, mesmo que não queira frequentar um ginásio, pode treinar com o recurso a material portátil como por exemplo, elásticos, bandas ou equipamentos de treino em suspensão que estão cada vez mais acessíveis. Poderá também realizar exercícios com o peso do corpo, no entanto, é importante sabermos muito bem os movimentos para progredir da forma correta.
Dicas para ajudar a não perder o foco
Criar metas reais: Manter o objetivo de longo prazo em mente é importante, mas deve criar metas mais imediatas, como por exemplo, eliminar 1 kg ou perder 1 cm de barriga em algumas semanas. Emagrecer 30 kg ou ter a barriga lisa são metas impossíveis a curto prazo.
Não perder o que se conquistou: Manter o foco no objetivo e continuar a praticar as atividades físicas nas férias, afinal as férias acabam, mas o seu organismo vai continuar presente. Analise bem o seu esforço para conseguir alcançar o corpo ideal e saudável. Vale a pena abandonar o resultado alcançado?
Exercício com gosto: Manter o gosto e o interesse. Se após duas semanas continua a ser um fardo, é hora de mudar para algo mais divertido. O importante é sentir-se bem. Existem dezenas de opções além da passadeira , da bicicleta e da musculação. Por exemplo, aulas de dança, caminhada, artes marciais, ioga, hidroginástica, desportos coletivos, etc.
Escolha um hotel com ginásio: Reservar um hotel com ginásio ou piscina pode ajudar a manter seu foco durante as férias. Assim, você já faz uma rápida sessão de exercícios antes de começar o dia! Se isso não for possível, veja se o lugar para onde você vai tem trilhos para caminhada ou ciclismo.
Treinos mais intensos e de menor duração: Optar por treinos que não impliquem que ocupemos uma hora para treinar podem ser excelentes para manter a atividade física nas férias. Com apenas 20 ou 30 minutos, é possível escolher treinos HIIT, por exemplo, que serão extremamente intensos e podem ser uma ótima escolha.
O que acontece ao corpo quando paramos?
Para os praticantes iniciantes e que ainda não são consistentes, parar por alguns dias pode fazer com que seja muito difícil voltar a encontrar motivação após a pausa, sendo que alguns acabam por desistir.
Para pessoas que têm um hábito constante e disciplinado de treino o maior risco é mental, no entanto, também se podem notar alterações:
10 dias parado: podem ocorrer mudanças cerebrais. Redução no fluxo sanguíneo para o hipocampo, a parte do cérebro que está associada à memória e à emoção.
2 semanas parado: podem ocorrer quedas da resistência. Maior dificuldade para subir um lance de escadas.
A partir de 2 semanas: podem ocorrer mudanças no corpo. Mudança na velocidade ou força, aumento acentuado em sua pressão arterial e nos níveis de glicose no sangue.
Em 4 semanas: força pode reduzir. Declínio da força após cerca de duas semanas de inatividade, enquanto outras começarão a ver a diferença após cerca de quatro semanas.
Em 8 semanas: podem ocorrer mudança de composição corporal. Começa-se a notar uma mudança física.
Além disso, estudos demonstram alterações de humor, como por exemplo, depressão, fragilidade óssea e mudanças no padrão de sono.
É tempo de férias, aproveita para relaxar, mas não percas o foco do teu treino.
Pode consultar outros temas no nosso separador de notícias
Pode também, se for do seu interesse, consultar o site da nossa parceira Main Pulse