Café trerino

Benefícios do café no treino

Existem benefícios do café no treino? Nada como juntar o útil ao agradável, ou seja, ter a noção de que não é preciso abandonar o hábito de tomar uma chávena de café todos os dias pela manhã e que isso ainda vai facilitar a sua rotina de treinos e exercícios. Isto porque já foi provado que o café tem diversas propriedades que são benéficas e servem como um importante suporte para quem pratica atividades físicas:

  • Reduz a sensação de fadiga. A cafeína tem a capacidade de diminuir a perceção de esforço do exercício físico, isto é, a pessoa consegue fazer mais exercício porque tem a sensação de ser mais fácil.;
  • Pode melhorar o desempenho cognitivo porque contém cafeína, presente na bebida, que é um dos estimulantes psicoativos mais consumidos no mundo. Tem sido frequentemente associado a um menor risco de diabetes tipo 2, diminuindo o risco de desenvolvimento da diabetes em até 80%;
  • Ajuda a proteger o cérebro da degeneração neuronal, como por exemplo,  Alzheimer ou Parkinson. Reduz também  o risco de desenvolvimento de cancro de próstata, inclusive previne o Acidente Vascular Cerebral e a demência;
  • É uma das maiores fontes de antioxidantes da dieta ocidental, superando muitas frutas e vegetais. É também um estimulante, uma vez que, acelera o metabolismo e aumenta a oxidação de ácidos, auxiliando na perda de peso. Ajuda quem está em fase de definição muscular/quer perder peso, devido a sua combinação de antioxidantes e cafeína, que pode aumentar a habilidade do corpo em usar a gordura como energia.
O café no treino:

No treino os benefícios são maior explosão, mais motivação e a tendência subconsciente de usar cargas mais pesadas. Beber café antes do treino, independente de ser treino para hipertrofia ou aeróbico, uma quantidade significativa de café tem o poder de aumentar a performance do treino.

Café treino

Mal entra no corpo, o café começa a atuar em pontos importantes que vão facilitar os exercícios. Um deles é a facilidade de respiração.  Por ser um excelente estimulante também das vias respiratórias, haverá menos dificuldade para captar oxigénio durante as atividades, o que provocará menos desconforto durante cada série.

Melhora o desempenho do exercício físico. Por ter uma ação estimulante, devido à cafeína, o café irá ajudar as pessoas a terem mais energia para praticar exercícios. A bebida irá estimular a ação dos músculos durante exercícios prolongados, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares. Levando assim a uma redução da sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico. Consequentemente, ocorre o aumento da força muscular, possibilitando maior grau de carga e repetições de execução do exercício após a ingestão de cafeína.

Preservação muscular – o consumo de cafeína ajuda a preservar a massa muscular, que tem a tendência de diminuir à medida que o corpo envelhece. Isso significa que a performance física do indivíduo mantém-se à medida que os anos passam e os riscos de lesões devido a idade diminuem.

Quais são os efeitos negativos do café?

O consumo de café de qualidade pode trazer diversos benefícios para sua saúde, no entanto, o consumo de cafeína em excesso, principalmente, se estivermos com o estômago vazio, pode fazer mal. De forma exagerada, o consumo de café pode causar efeitos indesejaveis, tais como:

  • Dores de cabeça;
  • Insónia;
  • Tremores musculares;
  • Úlcera ou gastrite.
  • Aumento da pressão arterial;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

O café é uma bebida muito popular em todo o mundo, e sua popularidade deve-se em grande parte aos seus muitos benefícios para a saúde. Contém antioxidantes e nutrientes que podem ajudar a proteger contra doenças graves, como doenças coronárias, derrames, diabetes e doenças renais. Além disso, o café pode ajudar a reduzir o risco de cancro, proteger o fígado, fortalecer o ADN e reduzir o risco de demência e Alzheimer. Também pode ajudar a melhorar o desempenho físico e mental, aliviar a dor de cabeça e a fadiga e controlar os sintomas de asma. No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo de café pode ter efeitos negativos na saúde, como ansiedade, insónia e aumento da pressão arterial.

Portanto, é importante consumir café com moderação.  Em geral, os especialistas indicam que até 400 miligramas (mg) de cafeína, como por exemplo, café, bebidas energéticas, refrigerantes, chocolate, por dia, parecem ser seguros para a maioria dos adultos saudáveis. Essa é aproximadamente a quantidade de cafeína em quatro xícaras .

Conclusão:

É importante que o consumo de café seja moderado e integrado num estilo de vida saudável. Portanto, é possível tomar café todos os dias, tudo depende da quantidade!

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Tenha em atenção que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso website e nos serviços que oferecemos.