O Treino de força é o melhor?
O treino de força é o melhor? Para a nossa saúde? Faz sentido que os técnicos do exercício físico promovam os reais benefícios e a importância do treino de força para a saúde de quem pratica. Desta forma, permitem haver mais consciência da população para este facto e maior confiança de toda a comunidade médica no trabalho dos treinadores/PT’s. Além disso, esta abertura permite que haja também uma maior oferta, mais credível, mais honesta e com base em evidências científicas e não apenas baseada na ideia de “puxar ferro”. Por isso, de seguida, destacamos alguns aspetos o que toca aos benefícios do treino de força para a saúde.
Benefícios do treino
- Bem-estar físico: O treino com máquinas, halteres, elásticos, cabos, se for adequado para a sua estrutura física (o seu corpo), vai melhorar a sua saúde neuromuscular e articular. Sente-se melhor: mais apto na sua modalidade, mais forte, mais capacitado e mais saudável.
- Saúde cardiovascular e metabólica: O treino de força melhora, de facto, a sua saúde. Cada vez mais, os estudos afirmam que constitui um autêntico comprimido que atua sobre as alterações metabólicas que potenciam o risco de doenças cardiovasculares.
- Massa gorda: No que diz respeito ao treino de força, há aspectos muito mais impactantes para a sua saúde mas, na verdade, o desejo de ter um corpo tonificado constitui um ponto de partida e uma motivação para muitos e por isso não podemos, nen devemos negligenciar por completo esta questão. O treino de força permite ganhar massa magra, acelera o metabolismo e, consequentemente, permite perder massa gorda enquanto recupera do treino.
- Bem-estar emocional: O treino de força está associado a muitos efeitos positivos a nível psicológico. Se já experienciou a fantástica sensação de realização pessoal, resiliência e superação após um treino? Um treino com a intensidade adequada e direccionado só para si? Então sabe bem do que estamos a falar. Ajuda a reduzir o stress, melhora o humor – após um bom treino ficará uma pessoa mais feliz, realizada, bem sucedida, confiante, produtiva. Sente-se melhor consigo e com os outros.
Plano de treino
Plano de treino para quem procura aumentar a força e desenvolver a massa muscular. Esta rotina de treino foi fortemente divulgada como o PHUL – Power Hypertrophy Upper and Lower.
Este plano de treino para força e hipertrofia separa os treinos em duas fases. Cada fase possui as suas caraterísticas específicas do treino, orientando-se para determinados objetivos. Dentro de cada fase há um treino para o tronco (Upper) e outro para as pernas (Lower). É a interação entre as adaptações destas fases que torna este tipo de treino tão vantajoso.
É uma rotina de treino altamente adaptável e eficaz. Por essa razão é indicada para qualquer praticante do treino de força que queira ver resultados na força e na massa muscular.
1ª fase: menor volume e maior intensidade. Proporciona um maior estímulo para o desenvolvimento da força.
2ª fase: maior volume. Maior incidencia sobre o treino para hipertrofia, ganhos de massa muscular.
Após cada fase – 1 treino de tronco e 1 treino de pernas – deve-se descansar, pelo menos 1 dia
Exemplo / dia:
1ºDia : Tronco (Força)
2º Dia: Pernas (Força)
3º Dia: Descanso
4º Dia: Tronco (Hipertrofia)
5º Dia: Pernas (Hipertrofia)
6º Dia: Descanso
7º Dia: Descanso
1ª FASE – A FORÇA
2ª FASE – A HIPERTROFIA
Decerto que já sabe, no entanto, é sempre bom lembra que, um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e atividade física adequada vem prevenir não só o aparecimento de doenças indesejadas, mas também o controlo de doenças que já possamos ter, como por exemplo, as doenças crónicas.
Em suma, o treino de força é sinónimo de longevidade. Haverá algo mais valioso que a sua saúde?
Agora que já conhece as vantagens, esteja atento e beneficie deste “seguro de saúde”!
Pode consultar outros temas no nosso separador de notícias
Pode também, se for do seu interesse, consultar o site da nossa parceira Main Pulse