Peças para passadeiras
A passadeira, também conhecida por esteira, é uma máquina de cardio que simula os movimentos da caminhada e da corrida. É um equipamento excelente para queimar calorias, melhorar o desempenho e melhorar a saúde cardiovascular.
Neste artigo pretendemos abordar a temática das passadeiras de fitness, não pelo ponto de vista do exercício físico que se pressupõe, mas pela perspetiva da máquina que é. E como tal, é composta por diversas peças e componentes elétricos, eletrónicos e mecânicos.
Desde logo podemos dividir o equipamento em 2 parte distintas: superior e inferior. Na parte superior fica o controlo eletrónico, e na parte inferior o controlo elétrico e mecânico. Em baixo apresentamos uma representação de uma passadeira de fitness, e indicamos as suas peças principais.
Zona superior:
Ecrã
Colunas
Botões velocidade
Botões inclinação
Porta garrafas
Ventoinha
Pegas
Suporte tablet
Zona inferior:
Tapete
Deck ou tábua
Tampa motor
Motor
Correia
Placa controladora
Carenagens laterais
Tampas / afinação
As peças que compõem uma passadeira têm desgastes diferentes e por isso têm uma durabilidade diferente. Isto é, alguns componentes necessitam de maior atenção e cuidado. Muito embora se saiba, que estas são peças de desgaste mais rápido, e que por isso necessitam de ser substituídas com maior frequência. Quais são essas peças?
Qualquer peça ou componente pode avariar ou danificar-se, no entanto sabemos que os tapetes, os motores, as placa controladoras e os Decks ou tábuas são os componentes que apresentam maior frequência de problemas resultantes da utilização. No entanto uma passadeira que tenha um ou mais destes componentes danificado não está “condenada” à reciclagem. É possível recuperar o equipamento, substituindo as peças danificadas e continuar a contar com ele durante mais tempo.
Fique a saber um pouco mais sobre estes componentes:
Tapetes
Os tapetes ou lonas podem ter medidas variadas seja no comprimento, como na largura, uma vez que existem imensas marcas e modelos de passadeiras, sejam da linha profissional ou da linha domestica. Podem ser construídos por medida e por isso tornam-se compatíveis com todas as marcas e modelos.
Motores
Os motores podem ser de velocidade ou de inclinação e existem para os mais variados tipos de passadeiras, sejam da linha profissional ou da linha domestica. Para escolher o correto é muito importante ter em consideração as informações específicas de cada marca e modelo.
Placas controladoras
Para a escolher a placa correta é muito importante ter em consideração as informações específicas de cada marca e modelo, pois existem placas eletrónicas para os mais variados tipos de passadeiras, sejam da linha profissional ou da linha doméstica; com entrada de 220 a 240 V e com a entrada de 110 V.
Decks ou tábuas
Os decks ou tábuas podem ter medidas variadas seja no comprimento, como na largura e principalmente na espessura, uma vez que existem imensas marcas e modelos de passadeiras, sejam da linha profissional ou da linha domestica. Podem ser construídos por medida e por isso tornam-se compatíveis com todas as marcas e modelos.
Notas Finais
Se quiser saber mais sobre passadeiras pode consultar os seguintes artigos:
Avarias em equipamentos de fitness
Aumentar a durabilidade da sua passadeira
Manutenção da sua passadeira
Se pretender trocar a sua passadeira antiga por uma nova deve considerar estes pontos como os mais críticos:
- Potência do motor
- Velocidade
- Inclinação
- Funcionalidades
- Amortecimento
Pode também, se for do seu interesse, consultar o site da nossa parceira Main Pulse