lubrificacao_

Manutenção da sua passadeira

Manutenção da sua passadeira – Proteja o seu equipamento com as dicas dos nossos técnicos especializados.

Uma boa manutenção na sua passadeira pode resolver pequenos problemas, manter a qualidade dos exercícios e prolongar a durabilidade do seu equipamento. Nos próximos parágrafos vai ficar a saber: como limpar, afinar e lubrificar o seu equipamento para que possa usufruir por mais tempo a sua passadeira.

É muito importante perceber que uma passadeira em esforço, aquece demasiado, e com isso pode danificar o motor, a placa electrónica, o tapete ou outros componentes. Pode ler um artigo para ajudar a Aumentar a durabilidade da sua passadeira.

A LIMPEZA É ESSENCIAL

O equipamento deve ser limpo diariamente, se for utilizado com essa regularidade, ou com uma frequência um pouco menor se a usar eventualmente. O importante é que não acumule poeiras ou qualquer outro tipo de sujidade, pois quando o equipamento está em funcionamento estas sujidades acabam por se concentrar no motor e peças sensíveis, tais como a placa de velocidade. Um outro vilão é o suor, que é bastante corrosivo e desgasta a pintura e a proteção de qualquer equipamento.

Depois de usar o seu equipamento, utilize uma pano macio levemente humedecido em água para remover qualquer tipo de poeira, sujidade e suor da superfície da plataforma, laterais de apoio e consola, evitando sempre molhar os componentes electrónicos.

De 6 em 6 meses é aconselhável retirar a tampa da passadeira, e aspirar os detritos acumulados junto ao motor e à placa de potência. Não esquecer de realizar esta tarefa com a passadeira completamente desligada. Se tiver dúvidas consulte o manual ou contacte o fornecedor da passadeira.

Relembramos que vale a pena contratar um técnico para fazer uma manutenção periódica, que pode ser semestral ou anual, dependendo da frequência de utilização do equipamento. Será verificada a lubrificação, feita uma limpeza profissional (desmontar, tirar o tapete e limpar peças internas) e se necessário irá ajustar o tapete e efectuar a afinação necessária. Para usos mais intensivos como um ginásio, estúdio, hotel ou outros, recomendamos uma periodicidade de manutenção preventiva mensal.

O TAPETE ESTÁ CENTRADO?

Certifique-se que o tapete se encontra em boas condições , sem rasgos, sem pequenas pregas e bem centrado com as laterais da passadeira. Caso se encontre em más condições o melhor mesmo é comprar um novo tapete. Pode encontrar no nosso site os tapetes de que dispomos. Caso esteja apenas desafinado vamos ajudá-lo.

Como fazê-lo?

Se o tapete estiver deslocado para a esquerda, utilize a chave para rodar o parafuso esquerdo do rolo tensor 1/4 volta no sentido horário; se o tapete se tiver deslocado para a direita, rode o parafuso direito do rolo tensor 1/4 volta no sentido horário. Tenha cuidado para não esticar demasiado. Depois, ligue o cabo de alimentação eléctrica, e coloque em marcha a passadeira durante alguns minutos. Repita os procedimentos até o tapete ficar centrado.

A TÁBUA ESTÁ EM BOAS CONDIÇÕES?

Um dos componentes das passadeiras que ao longo do tempo sofre um grande desgaste é a tábua ou deck. Esta superfície, onde o tapete roda pode partir ou ficar gasta na face voltada para cima. Se verificar algum destes sintomas é mais seguro trocar a tábua. Encontre as tábuas que disponibilizamos.

Para saber se a tábua não está partida, bastará fazer uma análise visual na face voltada para baixo e verificar se não apresenta nenhuma fissura, ou outro dano visível.
Para saber o estado de desgaste da tábua, bastará fazer uma análise visual na face voltada para cima e verificar se o revestimento não está rugoso, mantendo-se liso.

LUBRIFICAR A PASSADEIRA?

Lubrificar com o quê? Com óleo de silicone próprio para passadeiraGeralmente o equipamento vem acompanhado com uma pequena amostra, e é vendido em lojas de equipamentos de fitness e na internet. Ao colocar tome cuidado para não exagerar, pois o excesso pode encharcar o tapete, além de poder danificá-lo ao ponto de exigir uma troca antecipada. O excesso de silicone pode ainda entrar para o motor e/ou placas electrónicas, causando danos ainda maiores. Complicado? Não, é muito fácil e rápido!

Por isso, aí vai um passo a passo:

  • Levante um pouco o tapete numa lateral;
  • Coloque o lubrificante por baixo do tapete;
  • Pressione um pouco o spray/frasco e arraste formando uma linha;
  • Repita o procedimento na outra lateral;
  • Ligue a passadeira e deixe-a em andamento lento durante 5 minutos.

PRONTO!

Lembre-se que a lubrificação é muito importante, mas o excesso pode causar um estrago maior do que a falta!

Atenção: Alguns modelos de passadeiras não devem ser lubrificados, segundo as instruções dos fabricantes. Nestes modelos essa informação encontra-se discriminada nos manuais do utilizador.

Incluímos um guia rápido que pode imprimir e colocar junto à sua passadeira para não esquecer estes simples passos.

Na Technologic Ark encontra produtos de qualidade a preços competitivos.

Para obter mais informações acerca de Manutenção da sua passadeira contacte-nos e siga-nos nas redes sociais:

fbyt