Diferença entre peça original e peça compatível.
A manutenção e a substituição de peças são essenciais para prolongar a vida útil dos nossos equipamentos. No entanto é a avaria que normalmente nos coloca em confronto com a questão: peça original ou peça compatível?
Sem dúvida alguma que que são o básico de um equipamento, isto é, sem elas, o equipamento não pode funcionar. Por isso são importantes. Entre os exemplos de peças de substituição, podemos indicar: Correias, parafusos, escovas de carvão, polias, …
É possível a venda e instalação de peças de substituição compatíveis, desde que sejam adequadas, como são as que encontra na Technologic Ark.
O que é uma peça original?
É uma peça que segue as especificações dos fabricantes dos equipamentos. Com as características técnicas. São disponibilizadas pelas marcas e são as autorizadas para substituição durante os períodos de garantia.
Também, talvez por essa razão, sejam peças caras.
O que é uma peça compatível?
É uma peça fabricada por outras marcas, indicadas como adequadas e podem ser usadas sem colocar em causa a eficácia de trabalho dos equipamentos. São peças com uma qualidade superior às utilizadas pelas marcas mais comerciais, pois são adequadas à utilização em mais do que um modelo. Isto é, a mesma peça pode ser usada em modelos da alta e baixa gama. Com um custo maior quando comparadas com as marcas de topo, mas também com uma qualidade superior. A maioria das vezes apenas não não vendidas pela marca.
Nota importante:
É necessário estarmos atentos! – quando as peças são vendidas por preços muito abaixo do normal, elas costumam ter qualidade questionável. Acabando por causar mais problemas do que soluções. Não é apenas uma questão de economizar dinheiro a curto prazo é uma questão de garantir a longevidade e a segurança do seu equipamento. Não esquecer: Peças de baixa qualidade, baixo preço, podem não apenas falhar, mas também causar danos a outras partes do equipamento, resultando em reparações ainda mais caras.
Vantagens das peças compatíveis
- Versatilidade elevada – permitem ser utilizadas em mais do que 1 modelo;
- Disponibilidade maior – estão disponíveis em maior número e diversidade;
- Acessibilidade maior – estão mais disponíveis no mercado.
Exemplos de peças compatíveis
Conclusão
A escolha entre peças originais e compatíveis não é apenas uma questão de custo, mas também de qualidade, segurança e compatibilidade. As peças originais oferecem a garantia da marca, enquanto que as peças compatíveis são uma alternativa mais acessível. Para se tomar a melhor decisão é importante estar esclarecido. Pesquisar e perguntar a quem está no mercado e tem experiência é sempre uma boa opção.